O visual era para fazer os olhos doerem. Muitas cores e paninhos pendurados por todos os lados, mas musicalmente o KISS começou sua fase mais comercial com um disco maravilhoso. E o motivo atende por um nome: Mark St. John, o substituto de Vinnie Vincent que infelizmente teve uma passagem meteórica pela banda, uma vez que virou quase uma unanimidade para a imprensa na época – pasmem, porque é isso mesmo. Por mais que Ace Frehley fosse o favorito dos fãs, era praticamente consenso: em Animalize, St. John levou a guitarra do grupo a níveis nunca antes atingidos. Sem dúvida o mais técnico que já passou pelo KISS, o guitarrista impressionou não apenas por seus solos – todos maravilhosos, diga-se –, mas também pelos detalhes.
Claro, ele não participou de nenhuma composição, mas é sensível que as seis cordas tiveram um salto de qualidade em melodias e harmonias, e certamente não foi Paul Stanley quem colocou tudo no papel para St. John botar em prática – apesar de Stanley e Gene Simmons não terem gostado tanto assim do trabalho do então novo membro, o que justifica terem chamado Bruce Kulick para gravar os solos de Lonely is the Hunter e Murder in High-Heels. Mas há também vários méritos para o Starchild, que estava em grande fase e realizou uma de suas melhores performances em disco. Mais do que isso, manteve a banda em pé na ausência de Simmons, que se deixou seduzir pelas indústrias cinematográfica e fonográfica.
De corpo presente em Hollywood muito mais do que no estúdio, Simmons pouco participou de Animalize. Cantou e compôs, obviamente, mas a produção foi feita por Stanley, que ainda contou com a ajuda de Jean Beauvoir (ex-Plasmatics) para gravar o baixo em 1/3 das faixas. I’ve Had Enough (Into the Fire) abre o disco de forma arrebatadora, com Eric Carr e Stanley mandando muito bem numa das melhores canções da segunda fase do grupo. E St. John precisou de apenas seis segundos para começar a mostrar serviço e deixar muita gente de queixo caído.
Heaven’s on Fire é o hit do álbum e, consequentemente, não acompanha as demais, afinal, era a que deveria vender o trabalho. Apesar disso, se dá bem num bom riff e no refrão pegajoso. Falando em riffs, que festa! O KISS sempre foi muito bom nisso, e aqui o negócio é uma beleza. Todos são sensacionais, mas é impossível resistir a Murder in High-Heels. Que coisa linda! E são os riffs que movem as excelentes Burn Bitch Burn, Get All You Can Take, While the City Sleeps e Lonely in the Hunter, todas, à exceção desta última, com um show à parte de St. John.
Ouvir Under the Gun e Thrills in the Night (sensacional, e nesta St. John precisa de apenas um segundo para brilhar) é voltar no tempo e lamentar que o guitarrista tenha tido sua história com o KISS abreviada por causa da Síndrome de Reiter, rara desordem que afeta os nervos da mão e impede os movimentos, apesar de ter sido muito bem substituído por Kulick. Ainda assim, uma pena que ele – que mais tarde montou o White Tiger e não obteve sucesso comercial – tenha sido relegado pelo destino ou até mesmo esquecido na história do metal. Se há duas décadas ele impressionou, hoje seria um bálsamo.
Atualização em 14/09/2019: Mark St. John, cujo verdadeiro nome era Mark Leslie Norton, faleceu em 5 de abril de 2007, aos 51 anos, de hemorragia cerebral. A causa da morte é dada como consequência de um brutal espancamento sofrido enquanto esteve detido na Theo Lacy Jail, no Condado de Orange, Califórnia, em setembro de 2006. A agressão foi orquestrada por um dos guardas da prisão, chamado Kevin Taylor, e teve a participação de mais de 20 detentos. St. John foi preso depois de ser acusado de porte de drogas, o que sempre negou. Segundo a sua namorada na época, ele teria sido incriminado por um traficante que havia denunciado anos antes.
Faixas
1. I’ve Had Enough (Into the Fire)
2. Heaven’s on Fire
3. Burn Bitch Burn
4. Get All You Can Take
5. Lonely is the Hunter
6. Under the Gun
7. Thrills in the Night
8. While the City Sleeps
9. Murder in High-Heels
Banda
Paul Stanley – vocal e guitarra
Gene Simmons – vocal e baixo
Mark St. John – guitarra
Eric Carr – bateria
Outros
Bruce Kulick – guitarra (solo em Lonely is the Hunter e Murder in High-Heels)
Jean Beauvoir – baixo (Get All You Can Take, Thrills in the Night e Under the Gun)
Allan Schwartzberg – bateria (overdubs em I’ve Had Enough (Into the Fire))
Lançamento: 14/09/1984
Produção: Paul Stanley
Mixagem: Dave Wittman